Ter um negócio próprio nunca esteve tão em alta no Brasil. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015, patrocinada pelo Sebrae, a taxa de empreendedorismo no país alcançou, no ano passado, o maior índice dos últimos 14 anos: 39,3%. Isso significa que quatro entre dez brasileiros adultos estão envolvidos em um novo negócio — em processo de criação ou já em andamento. É uma proporção maior que a registrada em países como os EUA e a Alemanha.
É assim que nasce o Get S.H.I.T. Done, canal online que traz conteúdo de negócios para atender a pessoas que querem empreender e para empresas em fase inicial. Trata-se de uma série robusta, composta de vídeos curtos e repletos de informação, nos quais é possível acompanhar a evolução de diferentes startups, sempre a partir da visão dos próprios empreendedores — que compartilham suas experiências de forma clara e direta, sem firulas nem disfarces.
A Microsoft sabe que o aprendizado é uma ferramenta essencial para quem quer ser dono do próprio negócio. Por isso, mantém um compromisso com o empreendedorismo e a educação. O programa BizSpark, por exemplo, oferece software gratuito, recursos de computação em nuvem, assessoria técnica e oportunidades para startups, totalizando investimentos a partir de US$ 120 mil por ano para cada empresa. Somente no Brasil, o BizSpark já ajudou mais de 5 mil startups nos últimos seis anos.
O objetivo da Microsoft com o Get S.H.I.T. Done é promover o conhecimento, para que os donos (ou futuros proprietários) de pequenos negócios possam evoluir cada vez mais. E até quem se encontra no “vale da morte” tem nessa plataforma inovadora um aliado para buscar saídas e, assim, reduzir o índice de encerramento prematuro das empresas nascentes no Brasil.
O canal apresenta conteúdo variado, partindo do básico para começar um negócio, como mostra o vídeo “Primeiros passos do empreendedor”, em que Marcelo Furtado, do Convenia, narra sua jornada para vender o conceito do produto. Passa por um passo a passo detalhado, conforme se pode conferir em “Para quem está começando”, onde Tatiana, da Trust VOX, conta sua trajetória e dá dicas de como superar as dificuldades iniciais de uma startup.
Mas é claro que, entre a identificação da oportunidade e a abertura do negócio em si é preciso levar em conta uma conjunção de fatores que vão possibilitar a realização do sonho. Conseguir dinheiro para sua empresa é um deles, e o vídeo “Dica para levantar capital” aborda a difícil busca por investimentos.
Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, ter um negócio próprio é, também, uma maneira de driblar dificuldades momentâneas e “Ganhando tração na crise” fala sobre isso.
Esses e outros conteúdos, abordando aspectos como legislação, maneiras bacanas de montar um bom pitch (aquela apresentação matadora, visando conquistar o sonhado investimento anjo!) e dicas de relacionamento com clientes, você encontra no Get S.H.I.T. Done.
Se quiser saber mais a respeito do desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas, acesse Pensando Grande, outro projeto da Microsoft que traz conteúdo sobre temas relacionados a gestão, tecnologia e liderança. E vida longa aos seus negócios!
Notícia republicada de Revista PEGN.