Construindo a identidade visual do seu e-commerce. Como fazer?
“Não consumimos produtos, mas sim a imagem que temos deles”
– Philip Kotler
Nos dias de hoje podemos perceber que existe uma grande saturação de diferentes marcas no mercado em todos os segmentos, manter um diferencial está cada vez mais difícil. Essa enorme variedade de empresas torna quase impossível observar nossa concorrência como um todo e acompanhar de perto tudo que acontece no mercado em que atuamos.
Sendo assim, devemos perceber que grande parte das decisões de compra dos nossos clientes ocorre baseada nos valores subjetivos da marca, pequenas sutilezas como a sua identidade visual podem ser fator determinante nessa decisão.
Neste artigo vamos dar algumas dicas de como decidir sobre a sua identidade visual e de alguns recursos que podem auxiliar essas decisões.
A identidade visual é apenas uma das ferramentas do branding, é a representação gráfica e visual da sua marca, ela é composta de vários elementos como nome, logotipo, símbolo, alfabeto e cores. Todos esses aspectos são igualmente importantes e devem ser escolhidos com cuidado, devemos levar o tempo que for necessário, pois a urgência nos leva à decisões ruins.
Uma identidade visual bem trabalhada pode levar a sua marca a ter destaque em meio a imensurável quantidade de estímulos visuais que recebemos no nosso cotidiano, o que não é fácil, pois a todo momento somos bombardeados por imagens nos jornais, revistas, televisões, sites, outdoors e até nossos dispositivos móveis são importantes veículos de comunicação.
Há não muito tempo atrás, as marcas eram desenhadas por seus próprios donos de acordo com seu gosto pessoal mas, ao perceberem a importância da identidade visual e o impacto no mercado, esse trabalho foi mudando.
Com a difusão das ferramentas de criação esse processo foi, inicialmente, parar nas mãos dos conhecidos que sabiam Photoshop, o famoso “o primo da minha mulher é um artista”, como lembra Gilberto Strunck em seu livro “Como Criar Identidades Visuais para Marcas de Sucesso”, porém, hoje em dia, não existe mais espaço para esse tipo de improviso, marcas que querem ter sucesso devem ser elaboradas por profissionais. Aqui estão alguns elementos que compõe a identidade visual e como eles devem ser trabalhados.
Logotipo
O logotipo é a escrita do nome da empresa, uma combinação de letras com design característico e peculiar. A escolha do logotipo começa com a escolha do nome da empresa e este deve seguir algumas regras básicas para obter sucesso.
- Não escolha nomes longos ou complicados de serem escritos, nomes de sucesso são fáceis de gravar e escrever como Nike e Apple;
- Não escolha nomes parecidos com os dos seus concorrentes, além de poder trazer problemas judiciais, você pode confundir os clientes e sua marca não conseguirá se sobressair no mercado;
- Não escolha palavras que sejam muito específicas, isso pode limitar a sua atuação no mercado, por exemplo uma gíria carioca pode atrapalhar a inserção da sua marca em outros estados;
- Não use seu próprio nome, a sua marca pode ficar associada a você mesmo depois de deixar a empresa e você pode ficar associado a marca, complicando a abertura de novos negócios;
- Por último, esteja atento a siglas, em algumas situações elas podem trazer uma boa solução fonética para sua empresa, mas é importante que ela faça sentido para o seu cliente.
Definido o nome da empresa, o logotipo será a forma de escrever o nome da empresa, ele tem, não somente a responsabilidade de dizer, com todas as letras, qual o nome da sua marca, como também de carregar as suas ideias. Essa forma de escrever pode ser feita com letras desenhadas de um jeito único, uma fonte desenhada especificamente para sua empresa traz originalidade e sofisticação, ou pode ser feita com a escolha de uma fonte já existente.
Devemos sempre lembrar de escolher uma tipografia legível, que possa ser observada e identificada em vários tamanhos e a várias distâncias. Procure por características em comum das fontes escolhidas pelos seus concorrentes de mercado, elas podem ajudar na escolha; características como “marcas de tecnologia usam sempre ângulos retos e letras geométricas” e “marcas de lingerie usam sempre letras cursivas e formas curvas” são fáceis de observar.
Existem diversas fontes gratuitas e padrões presentes na maioria dos computadores e existem alguns sites que oferecem várias outras fontes, tanto gratuitas quanto pagas, uma boa dica é o dafont.com aonde podemos consultar e baixar diferentes fontes e suas famílias. Tenha sempre atenção às licenças, as fontes são propriedades dos autores, e podem ser tanto freeware, shareware ou de domínio público.
Símbolo
Outro elemento da identidade visual é o símbolo, esse símbolo pode acompanhar ou substituir o logotipo em algumas situações, ele não é obrigatório, nem todas as marcas possuem um símbolo. O símbolo pode e deve trazer conceitos, significados e emoções. Algumas regras se repetem aqui:
- Não use nada genérico demais, algo que possa ser confundido com um ícone por exemplo;
- Não copie os símbolos concorrentes, é preciso ter originalidade, isso é muito importante para consolidar sua marca no mercado;
- Por último, escolha algo que faça sentido, que represente o seu produto, seus valores e que signifique algo para seu público.
Cor
Um passo importante que ocorre simultaneamente a todos os outros é a escolha das cores. Algumas vezes as cores acabam sendo mais lembradas mais facilmente pelos clientes do que os outros elementos, facilmente lembramos os detalhes das cores das marcas famosas como a Coca-Cola e o Facebook.
A escolha das cores talvez seja a decisão mais subjetiva a ser tomada, claro que as cores têm significados e conseguimos observar suas frequências, como o vermelho em marcas de alimentos e o azul em marcas de tecnologia, mas isso é regra.
A grande maioria das marcas possui uma cor padrão e predominante que será usada em grande parte da comunicação e ela pode ser acompanhada de outras cores auxiliares, esse conjunto de cores deve:
- Fazer sentido para a marca e para o cliente;
- Ser esteticamente coerente e ter bom gosto, na dúvida, não tenha medo de recorrer ao preto e branco, uma escolha simples que pode trazer sofisticação e elegância.
Para combinar duas ou mais cores podemos procurar por imagens de paletas de cores na internet ou usar sites como o colorcombos.com e o incrível color.adobe.com/pt/create/color-wheel da adobe aonde usuários e profissionais sugerem soluções em pares e combinações para todos os tipos de cores.
Coerência
A última etapa é criar uma unidade na comunicação, a identidade visual não é criada escolhendo somente símbolos e cores, a implantação é tão importante quanto a criação. A aplicação dessa identidade é feita em diversos níveis, desde a decoração do escritório até o material gráfico empresarial como cartões, folders, papéis timbrados e até os layouts das apresentações e dos e-mails corporativos devem carregar essa identidade.
O fato desses materiais serem produzidos por vários profissionais diferentes demanda uma atenção especial, um acompanhamento por parte do designer ou pelo responsável pela comunicação empresarial. O dica para fazer essa unidade na comunicação é observar quais são os elementos visuais vitais da sua marca e, a partir deles, tentar tomar cada decisão com esses elementos em vista.
Se, por exemplo, a sua marca de tecnologia utiliza a cor azul, uma fonte geométrica e formas retangulares, tenha isso em mente ao desenvolver seu website, seu cartão de visitas e a assinatura de e-mail. Se, da mesma forma, a marca tem o objetivo de transmitir um aspecto informal, lembre-se de manter essa mesma linguagem em seu conteúdo escrito.
Atenção especial para os seguintes itens que devem seguir à risca a identidade visual da empresa:
- Material gráfico impresso;
- Website;
- Identificação das lojas;
- Produtos e embalagens;
- Assinaturas como de apoio e patrocínio;
- Estandes e material de ponto de venda;
- Uniformes e veículos;
- Publicidade online e off-line.
Por fim, não tenha medo de atualizar, assim como a moda passa, elementos gráficos envelhecem, todo estilo tem sua época e mudanças acontecem. Praticamente todas as grandes marcas do mercado já passaram por uma ou mais mudanças na sua identidade, procure estar sempre integrado e atualizado com a contemporaneidade e tente acompanhar o mundo ao seu redor, mas não abuse, uma empresa que muda sua marca a cada 6 meses acaba perdendo a unidade na comunicação e pode ter problemas de posicionamento no mercado.
Por Pedro Ordonez, para portal Ecommerce Brasil.