Muitas pessoas tem nos perguntado ultimamente: O que é Branding? Notamos que Branding é uma palavra que muitos clientes, parceiros, concorrentes e estudantes tem usado para falar sobre marca e construção de marca. Mas nem sempre acertam nas definições, conceitos ou até mesmo como desenvolver um bom trabalho de branding.
Branding é um dos trabalhos mais difíceis dos profissionais de marketing e comunicação, e isso acontece exatamente pois engloba todos os processos de desenvolvimento da marca e seus produtos/serviços, desde a escolha do nome, design do logo, cores da marca, posicionamento, até mesmo estratégias de precificação e distribuição, definição de público consumidor e passa até mesmo por gestão de crises. Demanda muita pesquisa, análise, testes de público, mais análise, planejamento…
Uma marca forte e bem posicionada comunica-se com certeza, constância e clareza do que fala de forma integrada com os públicos de interesse, de diferentes formas em diferentes canais e pontos de contato do público com sua marca, como anúncios, redes sociais, websites, pontos de venda, matérias em revistas e portais, etc. É super importante comunicar-se da mesma forma, com os mesmos valores e ideais, em todos os campos, sejam digitais (website, redes sociais, e-mail) ou pessoais (ponto de venda, atendimento telefônico).
Branding reduz ruídos na comunicação com seu público e má interpretação das mensagens transmitidas. Dessa forma, a imagem que a marca está projetando passa a ser muito mais próxima de quem são as pessoas por trás dessa marca, quais seus valores pessoais e ideais que acreditam. E uma regra aqui: uma marca nunca agradará a todos.
Toda essa comunicação, manutenção e gestão da marca resultará na sua REPUTAÇÃO no mercado. E isso é a essência do branding.
Aqui demos uma breve explicação sobre os principais termos do branding. Você tem dúvidas? Deixe um comentário, vamos conversar sobre branding e tirar suas dúvidas.
Aproveite também pra visitar o blog do pessoal da Resultados Digitais clicando aqui, eles deram até mesmo dicas de livros sobre o assunto pra você se aprofundar ainda mais.