Parem as máquinas! A Microsoft ouviu nossas preces. Primeiro veja o vídeo abaixo e depois leia o texto e entenda toda a euforia que nós (e muuuitas outras agências, designers, arquitetos e afins) estamos.
A Microsoft confirmou os rumores e apresentou o Surface Studio, primeiro computador all-in-one da criadora do Windows. Com design minimalista, o desktop é um produto top de linha que bate de frente, por exemplo, com o iMac, da Apple, referência no segmento. No Estados Unidos, onde o PC já está disponível para pré-venda, o Surface Studio tem preço de US$ 2.999 (R$ 9.400 em conversão direta, sem impostos, e ainda sem previsão de lançamento no Brasil).
O Surface Studio conta com processador Core i7 de quatro núcleos, da Intel, 32 GB de memória RAM, 2 TB de armazenamento e placa de vídeo Geforce GTX 980M. Esses componentes permitem ao computador da Microsoft ser visto como uma alternativa com Windows interessante para profissionais de ilustração e design. O modelo não tem lançamento previsto para o Brasil.
Uma das especificações que mais chamam atenção no PC da Microsoft é a tela que repete o aspecto 3:2 usado no Surface Book. Com 28 polegadas, o display conta com um total de 13,5 milhões de pixels (63% mais do que uma tela 4K, que atingiria 8,3 milhões de pixels).
O design do Surface Studio também difere do tradicional em relação a PCs tudo-em-um. É possível, por exemplo, mudar o ângulo da tela, que, inclusive, é sensível ao toque e reconhece as canetas Surface Pen, compatíveis com toda a linha Surface.
Um recurso interessante oferecido pela tela é o “True Scale”, que serve para visualizar designs em tamanho real, algo que promete ser extremamente útil para projetistas de diversos perfis. Segundo a Microsoft, o LCD usado no Surface Studio é o mais fino já produzido pela indústria.
Outra funcionalidade inovadora em relação à tela é o Surface Dial. O usuário coloca o aparelho sobre a tela e, instantaneamente, surge um seletor. Girando o Dial, é possível fazer ajustes em configurações de aplicativos. Um uso provável seria ajustar com precisão as configurações de uma ferramenta do Adobe Photoshop, por exemplo. Além do Dial, o Surface Studio é vendido com mouse e teclado sem fio.
O Surface Studio deixa a desejar, no entanto, quando o assunto são portas de expansão. Afinal, são quatro USB 3.0, leitor de cartões, Ethernet e saída Display Port. Com isso, não há presença de Thunderbolt, USB-C ou HDMI no desktop da Microsoft.
Publicado por: Techtudo.