Você já ouviu falar em Psicologia das Cores? Ok. Mas sabe o que isso quer dizer? Vem comigo que vou te explicar.
Comecei uma série de publicações lá no LinkedIn da H2Horse, nas quais vou destrinchar um pouco das principais dúvidas que meus clientes me perguntam sobre design de marca, webdesign, redes sociais e muitos outros assuntos. Você também encontra esse material no Instagram e no Facebook da H2Horse, então não tem desculpa pra não acompanhar, hein! Vem acompanhar!
Você já parou pra pensar os motivos de determinadas cores nas logomarcas das empresas? Por que a da Coca-Cola é vermelha e branca? E a da Apple é branca e preta por que?
Explicação básica das cores
Existe muita pesquisa por trás do design de uma marca e as cores impactam diretamente na percepção que teremos dessa marca. Psicologia das cores é fundamental para um bom design de logomarca. Utilizando a psicologia das cores, conseguimos que as pessoas se tenham certos sentimentos, sempre instigados pelas cores. Claro que o design em si do logotipo também é importante, mas é justamente quando todo esse trabalho é integrado e bem desenvolvido que um logotipo cumpre bem sua função. Ele tem que ser simples, direto ao ponto, e uma maneira de fazermos isso é utilizando as cores para expressar algumas emoções e características da marca.
Puxe pela memória os principais logotipos que você encontra na praça de alimentação de um shopping center, por exemplo. As principais marcas que você se lembrará provavelmente serão: McDonald’s, Habibs, Burger King, Bobs, Spoletto, entre outras. Notou algo em comum nos logotipos dessas empresas? Pois é… As cores vermelho e amarelo estão presentes em grande parte dos logotipos das empresas alimentícias, principalmente as que estão em praças de alimentação. Essa combinação de cores ativa uma percepção de fome para nosso cérebro, o que é uma ótima associação se você vende comida, certo? Pois é. É assim que funciona.
Vem com a gente nessa explicação pra entender o beabá das cores.
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